ioleopoldina.com.br

Exames

Ultrassonografia ocular

Tem como principal indicação os casos em que qualquer patologia nos olhos impossibilite o exame direto do fundo de olho, retina e ou vítreo: podemos citar uma catarata muito densa ou uma cicatriz de córnea muito avançada. Quando temos essas patologias, há uma formação de uma barreira visual, dificultando o exame da parte de trás dos olhos pelas vias comuns.

Outra situação em que a ultrassonografia se faz muito importante, se dá nos casos de tumores intraoculares. Nesses casos, permite a aferição das medidas dessas lesões (anteroposterior, latero-lateral e a altura), acompanhar o crescimento ou regressão desses tumores.

O exame pode detectar inflamação, degeneração (moscas volantes) ou sangramento do vítreo, descolamento de retina e lesões tumorais, também é possível avaliar os músculos retro oculares inchados (como por exemplo na doença de Graves) e acompanhar o resultado de cirurgias de catarata e retina.

Esse exame também é indicado para bebês, assim, os médicos conseguem descobrir o tamanho de seus olhos quando saem da maternidade.
O exame dura, em média, 5 a 10 minutos e é indolor. É aplicado um pouco de gel e colírio anestésico sobre a pálpebra.
A ultrassonografia nos olhos pode indicar muitas doenças e guiar os médicos na hora de encontrar o tratamento adequado. Por isso, marque seus exames o quanto antes e siga todas as indicações de nosso oftalmologista.